DICAS PARA ALIMENTAÇÃO DE PÁSSAROS.

10/06/2010 08:48

PS > (Canários MADE IN BAHIA): Cuidado com os agrotóxicos! Por segurança, usamos apenas rações extrusadas, farinhada e areia industrial de excelente qualidade. Verduras e legumes tem que vir com a garantia de serem cultivadas sem aditivos ou defensivos químicos. Nosso principal conjunto de alimentação é formado pela ração MEGAZOO SM16, farinhada CC-2030 Biotron e CC - Mineral Mix, também da Biotron.


Essa dica de alimentação para canário-da-terra, que segue abaixo, é do Paulo Rui, experiente criador de canários e que lançará um livro sobre criação e cuidados com os canários-da-terra. Será imperdível para quem quiser iniciar uma criação desses pássaros ou para os que desejam apenas conhecer os cuidados que devem ter com seus canários-da-terra.


Sementes: alpiste, painço amarelo, níger, painço verde, painço vermelho e painço preto, aveia, arroz integral quebrado, trigo integral quebrado (para quibe - vende em supermercado), sêmola de milho (quirerinha bem fina - vende em supermercado), fubá grosso.

Frutas: banana (todos os dias) maçã, melão (a parte branca perto da casca), goiaba, pêra.

Verduras (bem lavadas em água e com descanso de 20 minutos em água com vinagre): almeirão, catalonia, escarola, espinafre,couve, agrião.

Legumes: pepino (todos os dias), jiló (do comprido, tipo japonês), maxixe, milho verde (cozido e com os grãos debulhados), pimenta cambuci.

Como fonte suplementar de proteínas e sais minerais fornecer (uma vez por semana) grãos naturais de pólen (de abelhas). O pólem é um corante natural. Reaviva as cores das penas, bicos e pés.

Farinhadas: farinhada da Lavizoo, Premium 2001 (32% de proteina) e a farinhada belga da Orlux; procure fornecer aos pássaros as farinhadas que contém ovos liofilizados na composição; como essas 3 citadas anteriormente. (PS: CMB - incluir, também, a farinhada da ALCON).

Se você quiser enriquecer de proteína a sua farinhada caseira moa no liquidificador (sem água), grãos de ração para gatos (sabor peixe). Tem proteina adoidado. Mas não abuse, pois as rações de gato e cachorro têm muita fibra e faz mal para o intestino das aves, se,logicamente, houver excesso ou abuso.

Pingue na água do bebedouro 4 gotas de Vitagold (vitamina p/ aves) ou Protovit (remédio humano comprado em farmácia). São dois polivitamínicos excelentes.

Finalmente, não se esqueça que ave não tem dente e os grãos são triturados na moela. Se você não der AREIA, depois de um tempo a ave adoece e morre. Faça uma mistura de areia bem lavada, casca de ovo moida e casca de ostra moida. Coloque tudo no forno (do fogão) por 20 minutos para matar os micróbios.